Diretor da Petrobras responde a Senadora Ana Amélia Lemos Sobre a Refinaria Riograndense

DABAST-40.066/2011

Excelentíssima Senadora
Ana Amélia Lemos
Do Estado do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul – RS

Assunto: Ofício n 0951/2011/GSAAME – Refinaria Riograndense

Exmª. Senadora

Em menção ao ofício nº 0951/2011 de seu gabinete cabe-nos comentar que a PETROBRAS, juntamente com os demais acionistas controladores da Refinaria Riograndense, ULTRA e BRASKEM, desde que assumiram a gestão da companhia em 2007 tem promovido ações com o objetivo de assegurar a sustentabilidade econômica e operacional da empresa em qualquer ambiente de negócio em que encontre. Para tal, informamos algumas ações principais no alcance desse objetivo.

Desde Setembro de 2008 está em vigor um contrato de industrialização entre PETROBRAS e a Refinaria Riograndense: a PETROBRAS fornece a matéria prima, a Refinaria Riograndense processa esse óleo e entrega os derivados para a PETROBRAS mediante pagamento pelos serviços realizados, contribuindo assim para redução das necessidades de importação de derivados. Destacamos que, sob a égide desse contrato de industrialização, a Refinaria Riograndense atingiu o recorde histórico de processamento mensal de petróleo em maio de 20111, alcançando 15.968 barris/dia.

Em 2009 e 2010, sob a orientação de seus controladores, a Refinaria Riograndense investiu R$ 25,9 milhões na sua planta industrial, especialmente em aumento da capacidade de estocagem de matéria-prima e derivados de petróleo, automação das unidades de processo, melhorias de segurança industrial e preservação do meio ambiente. Nesse período foi construída a nova unidade para expedição de Asfalto, aumento a flexibilidade logística para esse produto, além de terem sido gastos R$ 13,4 milhões em manutenção de equipamentos e instalações da planta industrial. O programa de investimentos para o ano de 2011 monta em mais de R$ 22,2 milhões.

Os acionistas, PETROBRAS, ULTRA E BRASKEM no intuito de mitigar o risco no negócio da Refinaria Riograndense, aprovaram em agosto de 2010, investimento em uma unidade de Solventes Leves que permitirá a RPR atingir mercados de maior valor agregado e aumentar a participação dos derivados especiais no resultado da companhia, bem como ampliar o escopo de negócio da empres. Este investimento tornará a Refinaria Riograndense a única produtora nacional de PENTANOS com qualidadeinternacional (atualmente 100% importados).

Entendemos que as ações realizadas pela Direção da companhia com a aprovaçãodos acionistas têm trazido benefícios não somente para a Refinaria Riograndense, bem como para a cidade do Rio Grande e o Estado do Rio Grande do Sul, pois, nos últimos 2 anos, a companhia gerou 137 novos postos de trabalho, arrecadou R$ 583 milhões de tributos Estaduais e R$ 439 milhões de tributos Federais.

Acreditamos que a Refinaria Riograndense está no caminho correto, comprovado pelo bons resultados econômico-financeiros, na evolução positiva dos indicadores operacionais e nos recordes de produção sucessivos atingidos em 2009 e 2010, alcançando um processamento anual de petróleo de 836 milhões de litros em 2010.

A PETROBRAS ratifica o compromisso firmado pelos acionistas quando da compra da Refinaria Riograndense de garantir a continuidade operacional da companhia com sustentabilidade.

Paulo Roberto Costa