Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande

/08

Sobre a audiência de Mediação do Dissídio

Prezados trabalhadores,

Dando continuidade à transparência das informações sobre o procedimento do dissídio, informamos que foi realizada a audiência de mediação entre Sindicato e Refinaria dia 23.08.2016. Participaram desta audiência, a Representante do MPT (Beatriz), o Relator do Processo de dissídio (Juraci), os representantes do Sindipetro (Claudemir e Luiz Carlos) e prepostos da Refinaria (Sérgio Satt e Roberto Coelho), acompanhados dos respectivos jurídicos.

Sensibilizados com a proposta do Sindicato que em nada ultrapassa os limites estabelecidos pela RPR de oneração da folha de pagamento em 11,28% e assumindo o conceito de justiça redistributiva, as Autoridades propuseram:

A representante do MPT ofertou reajuste linear de 12% e vale-alimentação de R$ 100,00. Proposta recusada pelo preposto da empresa.

Na sequência, ofertou o reajuste de 11,28% mais 1% para quem ganha até R$ 6.800,00 e novamente foi recusada pelo preposto.

Por último, o Relator e Mediador fez uma proposta de reajuste de 12%, também recusada pelo preposto da empresa levantando a divergência com o próprio jurídico da empresa.

Entendam, o pedido de mediação foi feito por ambas as partes, logo, certamente, haveria espaço para negociação, no entanto, a intransigência do representante da empresa não permite que o acordo seja firmado em razão de entender que não está na filosofia da Refinaria praticar aumentos maiores para quem ganha menos. Esta é a picuinha!

Para quem não sabe como a proposta do Sindipetro foi estruturada, informamos que utilizamos o percentual de 11,28% ofertado pela empresa e aplicamos sobre o valor da folha de pagamento. Pegamos o resultado que representa esta oneração e o dividimos baseados num critério de justiça social (redistributiva). Aplicamos percentuais de reajuste maiores e concessão de vale-alimentação para quem ganha menos e percentuais menores para quem ganha mais, até porque estes trabalhadores são beneficiados com aumentos espontâneos, além dos concedidos no acordo.

Continuaremos lutando pela justiça social ou como disse o Presidente do Sindipetro ao Mediador: “Viemos aqui para buscar menos injustiça aos trabalhadores!”

Contamos com o apoio de vocês e pedimos que divulguem a todos. Mais informações poderão ser consultadas no site do Sindipetro: http://www.sindipetrorg.org.br/

2014 © Todos os direitos reservados - Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande

WD House