Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande

/09

Informe aos Funcionários Setembro de 2011

Prezados Petroleiros de Rio Grande

A mensagem do Conselho de Administração aos Trabalhadores, pelos 74 anos de fundação da Refinaria, num primeiro momento até nos emocionou. Fala em conquistas, superação de desafios, recordes de processamento, competência, comprometimento e dedicação dos Trabalhadores. Para nós com 30 / 35 e 36 anos de Petroleiro não é nenhuma novidade. Quando você ir ao Supermercado fazer as compras do mês e na saída apresentar a MENSAGEM ao caixa como pagamento, certamente irão lhe chamar de LOUCO ela não servirá de moeda de troca. Atributos como Competência, Comprometimento e Dedicação são valorizados pagando salários compatíveis, justo e dignos com a função exercida. Infelizmente não é isto que temos assistidos. Todos os dias estamos vendo nossos melhores Trabalhadores pedirem demissão, indo para outras Empresas devido aos baixos salários que percebem. Estamos virando uma Empresa de Primeiro Emprego, as pessoas se empregam aqui simplesmente para enriquecerem o currículo e na primeira oportunidade vão embora. Uma Refinaria não pode sistematicamente perder pessoas experientes nas diversas áreas, pois sem elas o Risco e a Segurança de todos os Trabalhadores ficará comprometido. Recentemente tivemos uma Reunião com o RH e Gerente Administrativo e Financeiro da Refinaria, colocamos nossa preocupação com os seguidos pedidos de demissão e pedimos que a Empresa readequasse os salários em 30% imediatamente, para evitar as perdas de mão-de-obra qualificada. Recebemos como resposta, que não há espaço. Este posicionamento certamente não é o da Controladora PETROBRAS que detém aqui 45%, 33,33% próprio mais os 36% que detém da BRASKEM, pois lá todos reconhecem que os salários aqui precisam ser revisados com uma certa urgência, aqui, persiste a idéia de quem não estiver satisfeito que há uma porta de saída, lamentamos. Na década de 80 éramos 700 Trabalhadores Diretos, na década de 90 passamos a ser 500 e hoje somos 300, além de duplicar a capacidade de produção no ano de 2000. Petroleiro quanto você esta trabalhando a mais? Quanta produtividade nos retiraram nestes anos, isso sem contar com os sucessivos reajustes zeros, tudo na alegação que a Empresa não ia bem, que era preciso se adequar as realidades do mercado. Quem não tem competência, que não se estabeleça, já diziam meus avós.

Trabalhadores até quando não haverá espaço, até quando seremos uma Empresa onde poucos ganham muito e muitos ganham pouco, hoje para você ter uma idéia a relação entre o maior salário e o menor é de 35 por 1, entendemos que tal relação é nociva ao futuro de nossa Refinaria, pois não há Plano de Cargos e Salários e nossos salários são 1/5 do que ganham os companheiros Petroleiros da PETROBRAS. Aqui, nessa terra sem Lei, até mesmo o Art. 5º e 7º da Constituição Federal que trata da igualdade salarial em atividades de igual valor, é rejeitado e ignorado.

Nos levaram a IDENTIDADE, já nos retiraram as últimas gotas de SUOR E SANGUE só faltam nos tirarem a própria PELE, não acreditamos que esses mandos e desmandos venham da PETROBRAS.

Perguntamos a você? Que Petroleiros somos nós? Até quando não haverá espaço? Até quando seremos uma Empresa onde só os amigos do “REI” recebem aumentos salariais, para os demais é oferecido à porta de saída.

Informe-aos-Funcionarios-Setembro-de-2011

2014 © Todos os direitos reservados - Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande